sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Entrevista com a Zoyd Music, SP - dezembro 2015.



                Neste post trago uma mini-entrevista feita com o proprietário da Zoyd Discos de São Paulo, o Ézio. Situada na galeria vizinha à da Galeria do Rock, a Zoyd tem a tradição de vender bons vinis a um ótimo preço, com maior enfoque no Rock dos anos 80. Também é assídua participante na Feira de discos do Colégio Bennet no Rio de Janeiro.
                Já comprei altos itens com eles como um single do The Cure, o primeiro do A Flock of seagulls, uma coletânea dupla dos Housemartins, etc. Por ocasião de minha última visita à capital paulista, estive na minha loja preferida e publico aqui um bate-bola sobre a loja, seu dono e seu acervo.

•Quando a Zoyd iniciou os trabalhos - quanto tempo tem a loja de vida? ***R: A Zoyd foi fundada em 20/10/1990 pelo Rodnei e pelo Jose Carlos, que além da loja também foi um selo. Eu era cliente desde então e a partir de 1997 comprei a loja, mas como trabalhava em um banco, fui assumi-la somente a partir de 2001.
•Qual o estilo de rock que mais vende em sua loja? (Sei que os anos 80 são o forte da mesma, porém, qual seria o estilo que mais sai?) ***R: Além dos anos 80, Classic rock, alternativos anos 90 e obscuridades dos anos 70 e um pouco de musica brasileira independente. Não temos novidades e muito menos lançamentos de bandas a partir do anos 2000... só velharia !!!
•Quais suas 3 bandas preferidas? ***R: 3 bandas apenas é terrível, tinha que ser pelo menos 30...bem são: Roxy Music, James e Tindersticks.
•Você possui coleção particular - pode falar a respeito sobre o número de seu acervo e década principal dos grupos da mesma? ***R: Além de lojista sou colecionador... o que é uma loucura...minha coleção é bem eclética, tanto nos estilos como em formatos, claro que priorizando o vinil, mas tenho muitas fitas k7 ( + de mil ) originais, cds, compactos tanto em 7, 10 e 12 polegadas, vídeo lazer, vhs, dvd, São aproximadamente 4 mil discos, 2 mil cds e uns 300 compactos, indo desde Clementina de  Jesus, Cocteau Twins , Clash, Zappa , Blondie, Walter Franco, Itamar Assumpção, Big Country, Sigur Ros, Front 242, Tricky, Led Zeppelin, Free, Black Oak Arkansas, Alien Sex Fiend, Eleven Pound, etc.
•Um recado para o pessoal amante do vinil. ***R: É muito mais que um prazer, um estado de espirito.
                Vida longa às lojas de rua! Obrigado ao Ézio pelo tempo dispensado em responder às questões. A Zoyd fica no Centro Comercial Presidente, Loja 16 - 1º Andar - R. Vinte e Quatro de Maio, 116 – metrô República, São Paulo. Email: zoyddiscos@uol.com.br.
Fotos 3 e 2: Alvaro Az, Foto 1: site http://vinyleafins.blogspot.com.br.