sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Entrevista com a Sebo Espaço Alternativo / Feira Vinil Vivo de Curitiba (PR, setembro 2016).

          Por ocasião de uma viagem de turismo à Curitiba, resolvi fazer um tour por lojas de vinil da capital paranaense, sabedor do significativo movimento de vinil por lá há tempos. E foi hiper produtivo...
         
As lojas de Curitiba são relativamente perto umas das outras, concentrando-se a maioria no Centro. O melhor para o bolacheiro/garimpeiro é se hospedar próximo à Praça Osório, por exemplo. Soube - quando cheguei - que a Feira do Canal da Música havia sido cancelada (sic), tornando-se fundamental percorrer as lojas durante minha estada. Houve tempo para tudo, por sorte. 

De maneira geral, as lojas são bem organizadas, ainda que eu não tenha encontrado grandes novidades em 180 gr. e nem muito material de bandas oitentistas (meu foco). Fui a 3 delas. A primeira, do já amigo Werkley, a Sebo Espaço Alternativo. A loja conta com miniaturas, gibis, dvds, cds, e, claro, muito vinil. Muito dez e com atendimento diferenciado! (fotos 2, 3 e 6)

           A segunda foi a Sonic Som (https://www.facebook.com/EspeciariasSonoras/?fref=ts). Esta me pareceu a melhor das que visitei, com variedade grande de estilos (alguns vinis lacrados) e uma loja que conta também com antiguidades e objetos para decoração vintage. Muito exótica! (fotos 4,5).


          A terceira - da qual não levei nada mas vale a menção - foi a HiFi (https://www.facebook.com/Hifi-Sebo-533517173330216/?fref=ts), com muitas bolachas e também miniaturas. Pouca coisa importada, mas variedade na área pop. (foto 7). Vale a conferida nas três, pessoal. Os preços obviamente variavam bastante, como rezam as regras atuais para o vinil. Consegui levar 3 LPs por bons preços e ótimo estado.


            Ao sair para Curitiba, já sabia da 1 Feira Vinil Vivo, no Hotel Nacional Inn. Obviamente fui como oportunidade de marcar presença numa feira no Paraná. Esta ofereceu, além de uma sala com alguns dos expositores da capital, venda de mercadorias para cozinha, banho, perfumes, chocolates, decoração - muito bem organizada e com ótimos produtos. A seção de vinil bombou (foto 9). Desta feita, levei o segundo do Fellini com o pessoal da "Nosso acervo" (foto 8).


          Também fiz uma entrevista com o Werkley da Sebo Espaço Alternativo (https://www.facebook.com/seboespacoalternativo/?fref=ts), a qual transcrevo abaixo. Agradeço o tempo do amigo lojista que, além de atender super bem, possui uma loja pra lá de bacana...valeu, Werkley! Também agradeço a acolhida dos curitibanos. Até a próxima, pessoal...

•Quando a SEA iniciou os trabalhos - quanto tempo tem a loja de vida? 
R: Iniciei a loja em 1989 com o nome de Alternatyva Records, somente com discos de vinil e camisetas de bandas. A tecnologia evoluiu e veio o advento do CD , que na época era divulgada pela mídia e por toda a indústria fonográfica como a oitava maravilha do mundo, não riscava, não pulava ,era de fácil transporte (pelo seu tamanho) e o som era imbatível, um som digital, limpo, sem ruído ou chiados (presentes nos discos de vinil). Como o brasileiro adora novidades e estar na "moda" rapidamente o disco de vinil foi posto de lado e trocado pelo cd , que decretou a "morte" do vinil. Com o passar dos anos o cd por si próprio se encarregou de acabar com o mito criado e provou que além de ser fácil de piratear o som do cd não é nem de perto aquilo que foi "alardeado" e por consequência se encarregou de "trazer" o vinil de volta. No formato de "sebo" e com o nome de Espaço Alternativo a loja vai fazer 9 anos.

•Qual o estilo de rock que mais vende em sua loja? 
R: O rock vende bem em todas as suas denominações: rock clássico ( beatles / rolling stones / david bowie , etc..) hard rock / heavy metal (ac/dc, iron maiden, kiss, led zeppelin, deep purple , etc ...) pop (u2 / rem / talking heads ) progressivo (yes/ pink floyd , etc ) death/trash /black e outros (slayer / sepultura / korzus / exciter / venom, etc ..) rock brasileiro anos 70/80 ( mutantes / titãs / secos e molhados /casa das maquinas, etc).

•Quais suas 3 bandas preferidas? 
R: minhas 3 bandas preferidas ....kiss / iron maiden / slayer.

•Você possui coleção particular - pode falar a respeito sobre o número de seu acervo e década principal dos grupos da mesma? 
R: Sim , tenho coleção particular dividida entre discos de vinil, cds e dvds, além de inúmeras revistas e memorabilia . 95 % da coleção é rock principalmente internacional como Kiss que tenho tudo e muito mais , iron maiden , black sabbath , running wild , savatage , slayer , possessed , anthrax , faz tempo que não conto, mas devo ter uns 2.500 - 3.000 itens entre vinil /cd / dvd ...talvez mais.

•Um recado para o pessoal amante do vinil. 
R: A todos os fâs do vinil que já são clientes e p/ aqueles que não conhecem o Espaço Alternativo venham fazer uma visita e garimpar aquele vinil que você procura há tempos , sempre com preço justo e com novidades toda semana. Aceitamos encomendas e fazemos trocas (mediante avaliação) .