[post em: ABR/16]
Os Triffids (cujo nome foi
inspirado numa novela pós-apocalíptica) foi um grupo formado pelo vocal e
compositor David McComb em Perth, Australia, em 1978. A banda, que gravou 5
álbuns de estúdio e vários EP´s ao longo de sua trajetória, teve seu ápice com
este disco. Este seu segundo álbum – com a banda já como um sexteto após várias
formações - foi gravado em 1985 em Londres e mixado em Liverpool na tentativa
da banda de furar as fronteiras de seu país e atingir o estrelato internacional.
Em janeiro de 85 o semanário NME londrino já havia previsto que eles seriam o
próximo sucesso – tal como ocorreria com o Suede em 93 – cujo caminho para tal se
consolidou com a banda abrindo shows para o Echo & the Bunnymen e tocando
em vários outros festivais famosos do continente europeu antes da gravação
desta obra.
O
lançamento pela gravadora Rough Trade se deu em 1986 catapultada pelo single Wide open road que atingiu o posto 26
na parada britânica, enquanto que o álbum figurou nos 30 mais. Esta canção em
particular figura entre as 30 maiores(!) músicas australianas de todos os
tempos de acordo com a Associação Australiana APRA. David McComb morreu em 1999
(dez anos após o fim da banda) de complicações de um transplante de coração
junto à efeitos da heroína. Não pôde ver a banda incluída no Hall of Fame de
seu país em 2008.
Born Sandy devotional - cujo título se
deve a uma canção não incluída no disco – ocupa a quinta posição(!)
entre os 100 melhores álbuns da indústria fonográfica da Austrália (outubro de
2010), o que não é pouca coisa com nomes como o AC/DC e o Midnight Oil entre os
5 primeiros. A Melody Maker citou que o disco era “um clássico...com dez canções
sobre vida e amor numa paisagem hostil sub-tropical” enquanto o NMExpress citou a obra como “um
clássico...música para ser levada a sério”. A Sounds usou de palavras como “milagre” ou “harmonia de beijos
curadores” em sua resenha na qual dizia que era de longe o mais brilhante álbum
do ano de 1986.
Sobre
o disco, menciono alguns destaques: além da já clássica Wide open road, outras de destaque são The Seabirds com seu clima de praia, uma guitarra marcante pontuando
as estrofes e a estória de um casal em
crise. Life of crime tem excepcional
trabalho de cozinha, num tema de arranjo climático como um filme noir e bem
poderia ter sido tema para qualquer documentário ou filme de gângsters; Stolen
property traz uma interpretação “raçuda” de David. Mescla ao mesmo tempo
solidão e confinamento, amplitude e vastidão...Tivesse o cineasta Win Wenders
aguardado mais 4 anos e teria nesta canção um belo tema para seu filme “Paris,
Texas” (de 83).; Personal things
mostra de que forma os Doors influenciaram não só os Bunnymen: num ótimo
trabalho de Graham Lee e Jill Birt nos teclados, a banda lembra o clima
presente no álbum “Strange days” e bebe nos timbres marcantes de Ray Manzarek. Tender is the night é apontada como
algo autobiográfica e cantada pela tecladista Birt, fechando o álbum e
acompanhada por David. Tarrilup bridge
segue a mesma linha.
Creio
que apenas Born... e Calenture saíram no Brasil. Esta edição
é nacional de 1987 e pertenceu à rádio Alpha (não sei de que estado é e com um
número fixado 1884 típico de arquivos de mídia de rádios ou afins). O encarte é
bem bacana, pois, além de trazer as fantásticas letras vem também com um encarte-envelope
trazendo fotos de seus integrantes a cores. Eu havia vendido minha edição em
2011 no que eu chamei de “grande tarde escura” porém pensei seriamente em
comprar novamente após assistir a uma série de documentários de 2007 sobre os
grandes álbuns australianos de música pop.
A All Music Guide (AllMusic), através de seus usuários, deu 4 1/2 (em 5 estrelas) a este álbum. O
jornal britânico The Guardian deu 4 (em
5 estrelas). Fonte: https://en.wikipedia.org
ENGLISH VERSION
The Triffids (whose
name was inspired by a post-apocalyptic novel) was a group formed by vocals and
songwriter David McComb in Perth, Australia, in 1978. The band, who recorded 5 studio
albums and numerous EP's ´ throughout its history, had its zenith with this
album. This second album - with the band as a sextet after several formations -
was recorded in 1985 in London and mixed in Liverpool on the band's attempt to break-out
the borders of their country and make into international pop-stardom. This year
(in january) the londoner weekly NME had already predicted that they would be
the next big thing – as would occur with the Suede in 1993 – whose path to such
effort was consolidated by opening for Echo & the Bunnymen and playing in
several other famous Europe festivals before the recording of this work.
The release by record
label Rough Trade took place in 1986 catapulted by the single Wide open road
that ranked #26 in the UK charts, while the album reached position #27.
This particular song is among the 30 biggest (!) Australian songs of all time
according to the Australian Association APRA. David McComb died in 1999 (ten
years after the end of the band) of complications from a heart transplant alongside
the effects of heroin. He could not see
the band included in the Hall of Fame of his country in 2008.
On the disc, I mention some
highlights: in addition to the now classic Wide
open road, other interesting tracks are The Seabirds with their beach “mood”, a striking guitar scoring the
stanzas and the story of a couple in crisis. Life of crime has exceptional drum/bass work, a theme of climatic
arrangement as a film noir and could well have been subject to any documentary
or gangster movie; Stolen property brings a great interpretation by David - it merges
at the same time loneliness and confinement, breadth and vastness. Had the german
filmmaker Win Wenders awaited more 4 years and would have in this song a
beautiful theme for his film "Paris, Texas" (83).; Personal things shows how the Doors
have influenced not only the Bunnymen: a great work of Graham Lee and Jill Birt
on keyboards, the band remembers the climate present in Doors songs like “People
are strange” and drink in the tones of Ray Manzarek. Tender is the night
is pointed as a autobiographical song and sung by keyboardist Birt, closing the
album.
Born Sandy
devotional - whose title is of a song not included on the album – occupies the 5 (fifth!)
position among the 100 best albums of the music industry of Australia (October
2010), which is no small feat with names such as AC/DC and the Midnight Oil
between the first 5 on list. The Melody Maker cited that the record was "a
classic ... with ten songs about life and love in a hostile sub-tropical
landscape" while the NMExpress cited the work as "a classic
music to be taken seriously". The Sounds used words like
"miracle" or "harmony kisses" in his review and stating that
this was by far the most brilliant album for the year of 1986.
I think only Born... and Calenture
were released in Brazil. This 1987 edition is brazilian and belonged to Alpha Radio
(from which Brazil state I don´t know) with an “1884” adhesive fixed number typical
of radio media files or the like. Alongside the record it comes with the
fantastic lyrics sheet and an insert bringing color photos of its members. I
had sold my edition in 2011 in what I´ve called “the big dark afternoon” but I thought
seriously to buy it again when watching a 2007 documentary series about the great Australian albums in pop
music...
Já coloquei o amizaDEvinil na lista de blogs do www.atituderocknroll.com.br
ResponderExcluirAbraço
Grato, Joaquim. Saudações!
ExcluirMuito legal seu blog. Parabéns
ResponderExcluirObrigado, Guilherme M. Volte sempre!
ExcluirNovidade para mim essa banda. Vou procurar algo no youtube para conhecer. Achei muito massa a capa do disco.
ResponderExcluirSim, é bonita mesmo. O disco vale a pena, mesclando pop songs com canções mais sombrias. Saudações.
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