sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Entrevista com a Zoyd Music, SP - dezembro 2015.



                Neste post trago uma mini-entrevista feita com o proprietário da Zoyd Discos de São Paulo, o Ézio. Situada na galeria vizinha à da Galeria do Rock, a Zoyd tem a tradição de vender bons vinis a um ótimo preço, com maior enfoque no Rock dos anos 80. Também é assídua participante na Feira de discos do Colégio Bennet no Rio de Janeiro.
                Já comprei altos itens com eles como um single do The Cure, o primeiro do A Flock of seagulls, uma coletânea dupla dos Housemartins, etc. Por ocasião de minha última visita à capital paulista, estive na minha loja preferida e publico aqui um bate-bola sobre a loja, seu dono e seu acervo.

•Quando a Zoyd iniciou os trabalhos - quanto tempo tem a loja de vida? ***R: A Zoyd foi fundada em 20/10/1990 pelo Rodnei e pelo Jose Carlos, que além da loja também foi um selo. Eu era cliente desde então e a partir de 1997 comprei a loja, mas como trabalhava em um banco, fui assumi-la somente a partir de 2001.
•Qual o estilo de rock que mais vende em sua loja? (Sei que os anos 80 são o forte da mesma, porém, qual seria o estilo que mais sai?) ***R: Além dos anos 80, Classic rock, alternativos anos 90 e obscuridades dos anos 70 e um pouco de musica brasileira independente. Não temos novidades e muito menos lançamentos de bandas a partir do anos 2000... só velharia !!!
•Quais suas 3 bandas preferidas? ***R: 3 bandas apenas é terrível, tinha que ser pelo menos 30...bem são: Roxy Music, James e Tindersticks.
•Você possui coleção particular - pode falar a respeito sobre o número de seu acervo e década principal dos grupos da mesma? ***R: Além de lojista sou colecionador... o que é uma loucura...minha coleção é bem eclética, tanto nos estilos como em formatos, claro que priorizando o vinil, mas tenho muitas fitas k7 ( + de mil ) originais, cds, compactos tanto em 7, 10 e 12 polegadas, vídeo lazer, vhs, dvd, São aproximadamente 4 mil discos, 2 mil cds e uns 300 compactos, indo desde Clementina de  Jesus, Cocteau Twins , Clash, Zappa , Blondie, Walter Franco, Itamar Assumpção, Big Country, Sigur Ros, Front 242, Tricky, Led Zeppelin, Free, Black Oak Arkansas, Alien Sex Fiend, Eleven Pound, etc.
•Um recado para o pessoal amante do vinil. ***R: É muito mais que um prazer, um estado de espirito.
                Vida longa às lojas de rua! Obrigado ao Ézio pelo tempo dispensado em responder às questões. A Zoyd fica no Centro Comercial Presidente, Loja 16 - 1º Andar - R. Vinte e Quatro de Maio, 116 – metrô República, São Paulo. Email: zoyddiscos@uol.com.br.
Fotos 3 e 2: Alvaro Az, Foto 1: site http://vinyleafins.blogspot.com.br.









    






                 

     






8 comentários:

  1. E aí, Alvaro... Excelente blog. Deu saudades dos meus discos de Vinil! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Álvaro. Ótima postagem.
    De entrevistas com gente que curte vinil, principalmente donos de loja, sempre sai algo interessante! :-)
    Melhor ainda é ganhar a dica de um bom garimpo na insuperável Sampa.

    ResponderExcluir
  3. Em 3 de março, o Ézio nos comentou por email: "Quanto ao seu blog , quero parabeniza-lo pelas informações musicales e pelo gosto refinado. Quero tambem agradecer pelo espaço cedido a Zoyd , ficou show !!"
    Saudações e gratos somos nós por sua loja existir!

    ResponderExcluir
  4. excelente materia! Ézio é um cara gente finissima, na sua loja vc passar horas conversando e aprendendo com ele! recomendo sempre!

    ResponderExcluir
  5. linda reportagem com o Ézio, gente finissima, linda loja com muitos discos legais e preços acessiveis, sem falar na cordialidade dele! dá pra passar horas conversando com o Ezio e aprendendo cada vez mais sobre musica! recomendo

    ResponderExcluir
  6. Grato, Marcelo. Saudações e volte sempre ao blog...

    ResponderExcluir