sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Munich - garimpando em terras germânicas.

Após um hiato, volto aqui para falar de minha recente passagem pela capital da Bavária, onde tirei uma tarde para compras de vinil na belíssima Munique. Optei por 3 delas, porém, há várias outras espalhadas pela imensa cidade -  - tanto de material usado quanto de novidades ou especialidades musicais. Não vou tecer detalhes de como chegar a cada uma delas, até porque depende de qual setor da cidade você vai ficar hospedado. E também porque há uma certa complexidade envolvendo metrô, ônibus e trens. Munich é enorme! Há alguns sites que falam mais especificamente destas lojas, dentre os quais os sites https://www.yelp.com.br/search?cflt=vinyl_records&find_loc=Munique%2C+Bayern
e o www.bestvinyl.de e que contam com a localização, avaliação e sites das lojas. Boa pesquisa...

- SCHALLPLATTENZENTRALE -   (Lindwurmstrasse 209, 80337 Munich).

Esta é A LOJA se você quiser apenas vinil, em grande quantidade e ótimos preços. Saí de lá com 5 LPs – os quais listo aqui – a apenas EURO 5.99 cada um. Uma bagatela, levando-se em conta que quatro deles não saíram no Brasil, ou, se saíram, custam hoje o olho da cara. Uma loja sem luxo, apertada pela quantidade de material, mas vale cada minuto de seu tempo. Vários estilos para todos os gostos. 

Não espere porém, bistrô com café, poltrona para sentar, discos lacrados e nem muito menos reedições.  Apenas o velho e bom garimpo de usados...mãos à busca! Eis os itens que agreguei à minha coleção:

REM – Reckoning (1984);
Ultravox – Vienna (1980);
Randy Newman – Sail away (1972);
OMD – Dazzle ships (1983);
Faiground attraction – Ay fond kiss (1990).


- MONO RECORDS -  (Haidhausen - Breisacher Str. 21, 81667 Munich).

Esta foi uma decepção! Muito material lacrado novo, porém a loja não consegue se destacar por nenhum nicho específico...nem 70, nem 80, nem tanto Indie assim...Há uma parte interessante de trilhas sonoras em vinil que fará a alegria dos aficcionados, e uma ampla variedade de cds usados – este sim o mote da loja. Também dvds (inclusive duplos) a um ótimo preço. Nada mais a destacar, fui embora de mãos vazias. Ah, não espere tratamento exemplar por parte do dono...



 - BEST RECORDS -  Theresienstrasse in Schwabing (Theresienstrasse 46, 80333 München).

Este é o verdadeiro sebo musical. Muita variedade de LPs usados, cds, livros, e outras coisas mais. Você provavelmente pode perder o dia inteiro nesta loja. O forte deles é material dos anos 70. Hard, heavy, psicodelia...mas se encontra material de cantores, de outras nacionalidades, enfim. Vale a visita, apesar de que eu mesmo não levei nada pois os preços são salgados mesmo para LPs comuns (em média EURO 15.00).




É isso, pessoal. Munich como cidade para compras musicais é muito dez, pois a Alemanha possui, no quesito de produção de vinil, uma qualidade bem considerável (e superior à nossa, claro). Além de ser um dos 3 maiores pólos de consumo musical da Europa. Fui!

4 comentários:

  1. Que privilégio poder conhecer lojas assim, Álvaro. Fiquei com inveja.
    Parabéns pelo amor que tem pelos nossos velhos e bons vinis. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço sua visita ao blog, Candido. Volte sempre...Abs.

    ResponderExcluir
  3. Eita! Coisa linda, Álvaro! Imagino que da primeira loja você ficou com vontade de levar bem mais coisas, não?
    Postagem a ser arquivada para uma futura eurotrip.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sim, Alexandre. Ocorre que, viajando, o tempo é curto e voa numa tarde de compras. Quando estiver lá, pode seguir a trilha aqui deixada...Saudações.

    ResponderExcluir